Contacto +351 961 554 583

momsul.sociedademedica@gmail.com

Cancro da próstata, também denominado de carcinoma da próstata, é uma neoplasia que tem seu desenvolvimento na próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino. A maioria dos carcinomas de próstata é de crescimento lento, no entanto, alguns crescem relativamente rápido. As células cancerosas podem espalhar-se a partir da próstata para outras partes do corpo, particularmente os ossos e os linfonodos. Inicialmente pode ser assintomática, mas em estadios avançados pode causar dificuldade para urinar, presença de sangue na urina ou dor na pelve, costas ou ao urinar. Os sinais clínicos são muito semelhantes aos da hiperplasia benigna da próstata - aumento do volume da próstata. Outros sintomas tardios podem incluir sensação de cansaço devido aos baixos níveis de células vermelhas no sangue e disfunção erétil.

O câncer de próstata é mais frequentemente descoberto através de exame físico ou por monitorização dos exames de sangue, como o teste do "PSA" (sigla em inglês para antígeno prostático específico). Atualmente existe alguma preocupação sobre a acurácia do teste de PSA e sua real utilidade. Uma suspeita de câncer de próstata é tipicamente confirmada ao se remover uma amostra da próstata (biópsia) e examinando-a sob microscópio. Outros exames, como raio-X e exames de imagem para os ossos, podem ser realizados para determinar se o câncer de próstata se espalhou.

O câncer de próstata pode ser tratado com cirurgia, radioterapia, terapia hormonal, quimioterapia, proteinoterapia ou alguma combinação destes. A idade e saúde do homem, assim como a extensão da dispersão das células, aparência sob análise microscópica e resposta do câncer ao tratamento inicial são importantes em determinar o desfecho da doença. Já que o câncer de próstata é uma doença de homens idosos, muitos irão morrer de outras causas antes que uma lenta evolução do câncer de próstata possa se espalhar ou causar sintomas. Isso faz com que a escolha do tratamento a ser utilizado seja difícil. A decisão de tratar ou não um câncer de próstata localizado (um tumor que está contido no interior da próstata) com intenção de cura é um dilema entre os benefícios esperados e os possíveis efeitos secundários em relação à sobrevivência e qualidade de vida do paciente.

O hidrocelo consiste numa acumulação de líquido entre as membranas que envolvem o testículo no interior do escroto.

Os testículos encontram-se revestidos por uma membrana dupla denominada túnica vaginal, constituída por um prolongamento do peritoneu, a membrana serosa que reveste os órgãos abdominais. Os testículos encontram-se, por outro lado, separados do escroto, a bolsa cutânea onde se encontram alojados, por dois folhetos da túnica vaginal, o mais interno ligado a cada testículo e o externo unido à parede interna do escroto. O espaço compreendido entre os dois folhetos desta dupla membrana é constituído por uma fina película de líquido lubrificante cuja função é amortecer os atritos produzidos ao longo dos movimentos do escroto.

O hidrocelo surge quando, por diversas razões, este líquido se acumula em excesso no seu espaço natural, um fenómeno que tanto pode afectar um como os dois testículos.

No hidrocelo congénito, presente desde o nascimento, o problema é provocado por um atraso no encerramento da ligação existente, ao longo da vida intra-uterina, entre o escroto e a cavidade abdominal.

No hidrocelo adquirido, que se manifesta ao longo da infância ou na vida adulta, o problema costuma ser provocado por um traumatismo, uma infecção testicular, um tumor do testículo ou uma hérnia inguinal, embora por vezes não se consiga estabelecer a causa.

A uretroplastia é o reparo de uma lesão ou defeito dentro das paredes da uretra. Traumatismo, lesão e infeções são as causas mais comuns de lesão / defeito uretral que requerem reparo. A uretroplastia é considerado o tratamento padrão-ouro para estenoses uretrais e oferece melhores resultados em termos de taxas de recorrência do que dilatações e uretrotomias. É provavelmente a única modalidade útil de tratamento para estenoses longas e complexas, embora as taxas de recorrência sejam maiores para esse grupo de tratamento difícil.
Existem quatro tipos comumente usados ​​de uretroplastia realizada; anastomose, enxerto bucal de mucosa, retalho em ilha escrotal ou peniana (enxerto) e uretroplastia de Johansen.
Com um tempo médio de sala de cirurgia entre três e oito horas, a uretroplastia não é considerada uma operação menor. Pacientes que se submetem a um procedimento de menor duração podem ter a conveniência de voltar para casa no mesmo dia (entre 20% e 30% no total de pacientes com uretroplastia). As estadias hospitalares de dois ou três dias de duração são a média. Procedimentos mais complexos podem exigir uma hospitalização de sete a dez dias. Essas partes da operação são comuns a todas as operações específicas.

AltTextUROLOGIA

A Equipa de Urologistas que trabalha com a MOMSUL tem competência e experiência clínica acumulada, patenteada nos vários anos de exercício profissional e de utilização de técnicas cirúrgicas mais inovadoras no domínio da Urologia para o tratamento médico e cirúrgico de todas as doenças do aparelho Génito-urinário, tais como; Doenças Tumorais da Próstata, da bexiga e dos rins, traumatismos e anomalias congénitas dos rins, da bexiga, dos órgãos genitais, bem como da saúde sexual e reprodutiva masculina.

Designadamente:

  Doenças congénitas dos órgãos genitais, do trato urinário, da bexiga e dos Rins;
  Cirurgia dos testículos por tumores, Hidrocelo e outras doenças.
  Cirurgia da próstata, rim ou bexiga por tumores ou outras doenças.
  Cirurgia para remoção de cálculos renais
  Tratamento cirúrgico de fístulas génito-Urináriás
  Cirurgia para correção de incontinência urinária masculina e feminina
  Cirurgia de reconstrução de órgãos genitais e urinários por traumatismo (Uretroplastia)
  Doenças da Próstata, bem como saúde sexual e reprodutiva masculina.
  Vasectomia.

SE TIVER ALGUMA DAS PATOLOGIAS ACIMA DESCRITAS, CONTACTE-NOS. FACULTAMOS-LHE UM ATENDIMENTO CÉLERE E PERSONALIZADO.
Stacks Image 1851

CONTATE-NOS PARA MAIS INFORMAÇÕES

Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.
Obrigado, a sua mensagem foi enviada com sucesso.×
Ocorreu um erro, por favor verifique os dados inseridos×

© 2020 Momsul Sociedade Médica. Todos os Direitos Reservados. | Política de Privacidade e Cookies